UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DIDÁTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA II
ALUNAS: AMANDA SANTIAGO, CHAYNARA SOUZA E CINTHIA VIEIRA
PROFESSORA: ALESSANDRA ASSIS
OFICINA
TÍTULO
v Qual é a sua língua? - Reflexões sobre a diversidade da língua portuguesa
PÚBLICO
v Alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont
HORA/LOCAL
v 19/ 11/ 2010, 9h05min – 10h
OBJETIVO GERAL
v Perceber como o conhecimento das variedades da sua própria língua contribui para a inserção social do indivíduo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
v Compreender as noções de norma padrão, norma culta e linguagem popular;
v Desmistificar a noção de erro na língua, a partir do entendimento de adequação lingüística;
v Compreender que a língua portuguesa não é única;
v Conhecer o conceito e os tipos de variação lingüística;
v Distinguir o que é adequado ou inadequado em determinadas situações de uso da língua.
JUSTIFICATIVA
v Devido à observação de uma apresentação ocorrida na primeira visita, percebeu-se a necessidade de apresentar noções de variação e mudança lingüística aos alunos da turma de 3° ano acompanhada (3º M3). Dada a importância de tais noções no processo de comunicação, a oficina se propõe a contribuir para a autoafirmação dos alunos, a partir da compreensão de que a língua não é única.
CONTEÚDOS
v Norma padrão, norma culta e linguagem popular;
v Erro e adequação lingüística;
v Variação e mudança lingüística;
v Linguagem formal x linguagem informal;
METODOLOGIA
v Exposição do conteúdo proposto através de slides, aliado à exibição de vídeos, a fim de possibilitar espaços de discussão e diálogo.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
v Apresentação
v Exibição de vídeo (Debate com o presidente Lula em 2006)
v Discussão sobre o vídeo
v Exposição do conteúdo (Slides e vídeos com variedades do português)
v Proposta de atividade: elaboração de um parágrafo em resposta à questão: Qual é a sua língua?
RECURSOS
v TV-pendrive
v Resumo impresso (fotocópia)
v Folha de avaliação
AVALIAÇÃO
v Redação de um parágrafo refletindo sobre o conteúdo abordado na oficina.
REFERÊNCIA
v CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva. Contribuições da Sociolinguística educacional para o processo ensino e aprendizagem da linguagem. Disponível em: www.cedu.ufal.br
v FARACO, Carlos Alberto. A percepção da mudança. In: Lingüística Histórica. São Paulo: Parábola, 2005. P. 14 - 43
Um comentário:
Amanda, gostei do blog. Espero que continue usando esse recurso para socializar as suas idéias. Acredito que sua contribuição para a melhoria do ensino pode ser significativa.
Postar um comentário