domingo, 5 de dezembro de 2010

Avaliação X Exame

A avaliação é intrínseca ao processo pedaagógico. Quando a instituição escolar a concebecomo exame ela se distancia de sua função diagnóstica e volta-se para a classificação, despendendo grande esforço em tarefas burocráticas e de poder hierárquico. A esse respeito Villas Boas (1993, p. 125) afirma:
A prática avaliativa na sala de aula revela não só o poder do professor, mas o controle hierárquico estabelecido pela direção da escola que, por sua vez, o recebe da administração do sistema de ensino. O aluno é o grande massacrado, pois sobre ele se dirigem todas as forças.
Na medida em que a avaliação cumpre o seu papel relevante na manutenção dos altos índices de evasão e repetência, ela fortalece as relações autoritárias dentro da escola e, mais especificamente, na sala de aula, reforçando assim o processo de seletividade e exclusão do aluno da escola.
Portanto uma avaliação doferenciada segundo Veiga é aquela que:
A avaliação do ponto de vista crítico, não pode ser instrumento de exclusão dos alunos provenientes das classes trabalhadoras. Portanto, deve ser democrática, deve favorecer o desenvolvimento da capacidade do aluno de apropriar-se de conhecimentos científicos, sociais e tecno- lógicos produzidos historicamente e deve ser resultante de um processo de avaliação diagnóstica. (Veiga 1995, p. 32)
Os professores coletam informações variadas sobre os alunos em diferentes situações didáticas e com diferentes procedimentos de avaliação: provas, trabalhos escritos, trabalhos em grupo, exercícios, relatórios, atividades feitas em laboratório e oficinas escolares etc. A coleta de informações que subsidiará a expressão de juízo e a tomada de decisão do professor constituem a memória que engloba dados sobre as condições em que se realizam as atividades, informações relativas ao aluno.
Portanto, compreendo que a avaliação é um mecanismo de reflexão do trbalho do educador e que uma avaliação do ponto de vista crítico está mais próxima da educação de qualidade que a educação brasileira contemporânea tanto almeja.

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